Arquitetura De Computadores Trabalho
Nome: Élcio Francisco Moura dos Santos Matrícula: 13257060
Exercícios de Revisão – Capítulo 4 – Memória Cache
4.1 – Quais são as diferenças entre acesso sequencial, acesso direto e acesso aleatório?
Acesso sequencial A memória é organizada em registros separados por meio da informação de endereçamento. O mecanismo de leitura/escrita é utilizado para cumprir sua função têm de passar por todos os registros da memória rejeitando os que não são o especificado até chegar no registro buscado. Temos como exemplo de dispositivo com esse tipo de acesso as fitas cassetes onde para se chegar a determinado ponto do vídeo era necessário percorrer todos os registros (para frente se estivesse á frente ou para trás se estivesse atrás).
Acesso direto
Envolve um mecanismo de leitura/escrita compartilhado. Os registros possuem um endereço exclusivo baseado no local físico e o acesso é feito buscando-se uma vizinhança geral (setor) e depois dentro dessa vizinhança é feita uma busca sequencial até encontrar o registro solicitado.
Acesso aleatório
Cada local endereçável da memória têm um mecanismo de endereçamento exclusivo, fisicamente interligado. O tempo para acessar determinado local é independente da sequência de acessos anteriores e é constante. Assim qualquer local pode ser selecionado aleatoriamente de modo direto. Temos como exemplos a memória RAM, cache, registradores.
4.2 – Qual é o relacionamento geral entre tempo de acesso, custo de memória e capacidade?
Quanto mais cara, menor é seu tempo de acesso e menor é sua capacidade de armazenamento.
Quanto mais barata, maior é seu tempo de acesso e maior é sua capacidade de armazenamento.
4.3 – Como o princípio de localidade se relaciona com o uso de múltiplos níveis de memória?
Localidade de referência. Mantem-se na memória menor e mais rápida os dados mais frequentemente utilizados (blocos) e na s demais as partes maiores do programa sendo que ao procurar uma instrução a chance de ela estar