Trabalho De Arquitetura De Computadores
Trabalho de Arquitetura de Computadores
Relatório desenvolvido pelos acadêmicos:
Luis Henrique Homenhuk, RA: 2400007024,
na disciplina de Arquitetura de Computadores, ministrado pelo professor Elder Fogaça, na terceira e quarta fase do Curso de Ciências da Computação.
CASCAVEL, SETEMBRO DE 2014
MISO – MOSI e SPI
O protocolo SPI (Serial Peripheral Interface bus) foi definido pela Motorola e é utilizado para ligar o processador a periféricos no âmbito de uma placa eletrônica. Cobre o mesmo campo de aplicação que o protocolo I2C e suporta ritmos superiores.
A interface física é composta pelos sinais MOSI, MISO e SCLK que ligam, em barramento, a todos os intervenientes, e pelos sinais de seleção SSN, um por cada periférico. A transferência de dados processa-se em full-duplex sobre os sinais MOSI (Master Output Slave Input MISO) e MISO (Master Input Slave Output). O ritmo de transferência é definido pelo processador, no papel de master, através do sinal SCLK. A selecção do periférico é feita através do sinal SSN.
Em ambos os lados existe um registador série, onde são colocados, em paralelo, os dados a transmitir e de onde são recolhidos, também em paralelo, os dados recebidos. Por cada impulso de relógio o master recolhe um bit de dados no sinal MISO e coloca um bit de dados no sinal MOSI.
GAN (REDE)
Na realidade, uma Global Área Network (Rede de Área Global) é uma implementação de uma WAN com uma cobertura mundial e capaz de conectar sistemas em rede situados em diferentes países e continentes. Esse sistema oferece a possibilidade da conexão de um usuário em qualquer lugar do mundo de uma forma abrangente através de terminais móveis. GAN também é a designação do serviço de comunicação móvel global de alta velocidade.
Um terminal GAN permite atualmente não só a comunicação de voz (ligações telefônicas), mas também a transmissão de fax, dados e multimídia, o envio de imagens, a troca de e-mails e navegação pela