trabalho de arquitetura de computadores
O morse foi a primeira codificação a permitir uma comunicação a longa distância. Foi Samuel F. B. Morse que o afinou em 1844. Este código é composto de pontos e travessões (uma código binário de certa forma...). Permitiu efectuar comunicações muito mais rápidas do que o permitia o sistema de correio da época nos Estados Unidos: o Pony Express. O intérprete, naquela época, era o homem, por isso era necessário um bom conhecimento do código...
Numerosos códigos foram inventados incluindo o código de Emile Baudot (levando de resto o nome de código Baudot, em contrapartida os ingleses chamavam-no Código Murray ).
A 10 de Março de 1876, o Dr. Graham Bell invemta o telefone, uma invenção revolucionária que permite fazer circular informação vocal através de linhas metálicas. Para informação, a Câmara dos Representantes decidiu que a invenção do telefone foi da responsabilidade de Antonio Meucci. Com efeito, este último tinha depositado um pedido de patente em 1871, mas não a tinha podido financiar depois de 1874.
Estas linhas permitiram o desenvolvimento dos téléscripteurs, máquinas que permitem codificar e descodificar caracteres graças ao código Baudot (os caracteres então eram codificados em 5 bits, havia por conseguinte 32 caracteres unicamente...).
Nos anos 60, o código ASCII (American Standard Code for Information Interchange ) é adoptado como standard. Permite a codificação de caracteres em 8 bits, quer dizer 256 caracteres possíveis.
O que é o código ASCII ?
A memória do computador conserva todos os dados sob a forma numérica. Não existe um método para armazenar directamente os caracteres. Cada caracter possui por conseguinte o seu equivalente em código numérico: é o código ASCII (American Standard Code for Information Interchange - traduz-se por "Código Americano Standard para a Troca de Informações"). O código ASCII básico representava os caracteres em 7 bits (quer dizer 128 caracteres possíveis, de 0 a 127).
Os