arquitetura barroca
A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, num período muito importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna.
A arquitetura do século XVII realizou-se principalmente nos palácios e nas igrejas. A Igreja Católica queria proclamar o triunfo de sua fé e, por isso, realizou obras que impressionam pelo seu esplendor.
Quanto ao estilo da construção, os arquitetos deixam de lado os valores de simplicidade e racionalidade típicos e insistem nos efeitos decorativos, pois “no barroco todo muro se ondula e dobra para criar um novo espaço”.
Outro fato importante que merece ser assinalado é o reconhecimento, nesse século, de que as cercanias imediatas da obra arquitetônica eram importantes para a beleza da construção. Disso resultou a preocupação paisagística.
Na pequena igreja de San Carlo alle Quatro Fontane (1638 – 1641), Borromini usa uma planta basicamente oval. O eixo maior conduz ao altar-mor, tanto aí com na entrada e no centro de cada lado, a oval se abre, no nível térreo, em uma reentrância curva. Portanto, as paredes fluem alternadamente para dentro e para fora em movimento contínuo, que só se resolve em um nível bem acima da cornija principal, no oval simples e menor da cúpula.
Rococó é um estilo artístico que surgiu na França, em meados do século XVIII. É considerado um desdobramento do Barroco, porém mais leve e intimista.
Acabam os contrastes radicais de claro-escuro e passam a predominar as tonalidades claras e luminosas.
O Palácio Real de Queluz é uma edificação construída no período do Rococó em Portugal, porém, essa edificação por ter sido construído no final do período têm muitas coisas do neoclássico, mais o que predomina em sua arquitetura é o Rococó.
O Neoclássico na arquitetura, têm início durante a revolução industrial na Inglaterra, Há um retorno ao racionalismo do renascimento com o uso intensivo da geometria e das leis de proporções,