trabalho odos os metodos
2013
Curso Técnico em Mineração
Professor: Luciano de Souza
Aluno: Agnaldo Jose dos Santos
1. Abatimento por Blocos
. Características gerais:
O método de abatimento por blocos consiste de um colapso controlado do corpo de minério, que utiliza a gravidade como principal fator de abatimento e movimento dos blocos. Esse abatimento provoca o efeito de subsidência na superfície. A subsidência e o abatimento dos blocos são controlados por levantamentos geotécnicos que determinam as características de resistência e estabilidade dos maciços que constituem o minério e de suas encaixantes, antes e depois de iniciada as operações de lavra.
. Vantagens:
Controle de ventilação menos complexa; Sistema favorável para minério de baixo valor econômico; A perfuração e detonação necessárias para a produção de minério é mínima, enquanto o volume de desenvolvimento é enorme.
E o método que tem maior lucro.
Máxima segurança.
Mínima poluição ambiental.
.Desvantagens: Altos investimentos de desenvolvimento; Tempo de desenvolvimento elevado; Manutenção pode interferir na produção; Baixa recuperação; Inflexibilidade depois de iniciado.
. Equipamentos: O equipamento de perfuração típico é o jumbo com 2 a 5 lanças, diâmetro de 51 a 76 mm, fator de perfuração na ordem de 0,2 m/ton, detonação com ANFO, carregamento de minério com LHD, transporte de minério com LHD, trens ou correias transportadoras. O método sublevel caving é altamente propício à mecanização, com muitas faces de trabalho e produção eficiente, alta diluição e perda de minério.
. Esse método pode ser mudado produzindo para: Câmaras e Pilares
2. Bancadas
. Características gerais:
A lavra por bancadas é aplicada quando a jazida tem dimensões verticais e horizontais grandes, obrigando a retirada do minério em bancadas, bancos ou degraus. A lavra por bancadas pode ser tanto em encosta quanto em cava. A lavra em encosta está acima do nível de escoamento da drenagem, e