arquitectura
MOSTEIROS CISTERCIENSES
Passado, presente, futuro - 14 a 17 de Junho de 2012 – Alcobaça
Mosteiro de S. Bento de Cástris – que futuro para este património?*
Resumo
O Mosteiro de S. Bento de Cástris localiza-se a cerca de 2 quilómetros da cidade de Évora, em direção a
Arraiolos. Situa-se numa pequena elevação de terreno e é constituído por um conjunto edificado de grandes dimensões enquadrado por uma cerca muito extensa e que ainda conserva grande parte da sua antiga estrutura.
Trata-se da fundação feminina mais antiga que se situa a sul do Tejo e foi mandada erigir em 1274, por
D.ª Urraca Ximenes. Teve a sua igreja consagrada em 1328.
Arquitetonicamente verifica-se diversas fases de intervenções, mas são de assinalar as que foram realizadas no período manuelino, época em que o conjunto foi remodelado. Volumetricamente muito rico destaca-se na paisagem pela sobreposição de vários pisos, de empenas e telhados que dão ao conjunto uma grande riqueza formal.
Depois de uma análise do conjunto construído e respetivo enquadramento paisagístico, procuram-se elementos que possam contribuir para a salvaguarda do mesmo nas melhores condições, se se admitir que não será ocupado pelo Museu da Música. Que outras alternativas poderão ser viáveis para a manutenção de um espaço de grande qualidade, e a sua transmissão como um conjunto coeso de inegável valor em boas condições às gerações vindouras.
Palavras-chave: Mosteiro, património, salvaguarda.
Abstract
The Monastery of St. Benedict of Cástris is located about 2 kilometers from the city of Évora, toward
Arraiolos. The monastery lies on a slight rise of terrain and is constituted by a set of large buildings and is surrounded by a fence of remarkable dimensions which still retains most of its former structure. It is the oldest women's foundation that lies in south of the Tagus River, and was erected in 1274, by D. Urraca
* Tereno*, Maria do Céu Simões, (Departamento de Arquitetura,