Arqueologia
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o Parque Nacional Serra da Capivara, que está localizado nas cidades de São Raimundo Nonato, Coronel de José Dias e João Costa do Piauí. Com o intuito de desenvolver o turismo da nossa região, levando a população a perceber a tamanha grandeza da Serra da Capivara, e desperta um posicionamento crítico ao descaso com o parque, e o pouco investimento feito por partes dos governantes do Brasil e principalmente do Estado. Não perceber a importância do Parque Nacional da Serra da Capivara é não se dar conta da grande problemática que esse parque levanta nos campos acadêmicos a respeito do surgimento do homem americano.
Palavras Chaves: Serra da Capivara, Pedra Furada, pinturas rupestres.
Por muito tempo (cerca de meio século) vigorou a teoria arqueológica de que o homem pré-histórico teria chegado ao continente americano dentro do espaço temporal de 12 (doze) a 15 (quinze) mil anos atrás.
Deixando o continente asiático e atravessando a pé o estreito de Behring, ele teria se espalhado do Alasca para as Américas. No entanto, a pré-história pode ser bem diferente. No final dos anos 80, a Missão Arqueológica Franco-Brasileira, chefiada pela arqueóloga paulista Niède Guidon, encontrou em São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, sinais, traços, vestígios do homem pré-histórico que datam de até 50 mil anos.
Como toda descoberta, esta com tamanha relevância, colocou em xeque aquilo que na filosofia se chama de “cinturão protetor” ou heurística negativa. Com essa nova descoberta e, consequentemente, nova teoria, alguns cientistas concordam serem os dados insuficientes para tal afirmação e aceitação, pois não concordam que restos de fogueiras deixados pelo homem pré-histórico sejam suficientes para