Arqueologia
Outra divergência em relação à arqueologia é se esta é considerada ou não uma ciência. Atualmente há um contingente mais limitado de seguidores da teoria de que cabem aos arqueólogos somente a recuperação e tratamento de objetos. Porém há quem classifique a arqueologia como somente uma técnica auxiliar de antropólogos ou historiadores. Em seu livro, Funari cita diversos arqueólogos famosos, como William Petrie e Vere Childe, mostrando a trajetória de cada um deles.
A história da arqueologia passou por mudanças ao longo do tempo, principalmente em relação às ideias precursoras dos estudos, tanto na arqueologia dos Estados Unidos, como na europeia. Porém, assim como nos estudos, a técnica de escavação também sofreu transformações ao longo dos anos. Isto contribui para o desenvolvimento tecnológico da arqueologia, como por exemplo, a adaptação dos materiais utilizados para que não danificassem os artefatos encontrados.
Funari não deixa de mostrar o raciocínio de um arqueólogo e de como ele atua, afirmando que “uma das condições mais comum de trabalho do arqueólogo é a escavação,