arq e urbanismo
Os principais materias para o nascimento da arquitetura moderna foram o ferro o aluminio e o concreto,assim permitiam o nascimento de novars formas .Assim podemos dizer que a arquitetura moderna teve inicio na segunda metade do seco XIX, quando surgiram as primeiras construcoes grandes, com esturturas metalicas em que constituiam formas totalmente nova em relacao as construcoes do passado.
Catedral da sagrada família-Antoni Gaudi
A obra de Gaudí está impregnada pelo marcante desenvolvimento que acontecia na região de Barcelona, uma das primeiras a adotar os novos paradigmas que definiram a ‘Revolução Industrial’. Em virtude desse processo de industrialização intensiva e conseqüente enriquecimento, consolidado na segunda metade do Século XIX, assistiu-se à elevação dessa cidade à condição de um importante pólo econômico e cultural da Europa.
Ainda criança e, depois, como estudante de Arquitetura, vivenciou o ambiente da reforma urbana comandada por Ildefons Cerdà, cujos resultados são significativos até os dias atuais e visíveis na quantidade e qualidade dos edifícios, que ostentam riqueza e ousadia de conceitos. Esse fato, aliás, repercute até hoje, marcando presença em suas ruas que receberam nomes de arquitetos, pintores, músicos, poetas e filósofos importantes para a região, refletindo também através de uma significativa produção cultural. É nesse cenário fértil que floresceram as obras de Gaudí e seus contemporâneos, como Muntaner, Puig Cadafalch e vários outros.
O Conde Eusebi Güell, mecenas que por sua sensibilidade e abertura para aceitar soluções inovadoras e a antecipação do futuro, foi de fundamental importância para dar visibilidade ao trabalho de Gaudí, criou as condições para que fosse realizada a maior parte de suas obras, que marcaram a arquitetura européia e mundial. Além disso, como aconteceu também com Juscelino Kubitschek em relação a Oscar Niemeyer, teve a percepção de que, desse modo, poderia inscrever seu nome na