Armação
Execução de Ferragens:
A armação é composta por barras de ferro que estão dentro das peças de concreto. Estas barras de aço estão dispostas em posições específicas e deverão resistir a esforços de tração e/ou compressão. Sendo assim, terá nome especifico de acordo com a posição dentro do elemento estrutural. - Estribos: são peças transversais ao sentido da peça e tem a função de resistir à esforços de cisalhamento. Também apresentam a função construtiva, de manter os outros ferros em sua posição, sendo soldados ou amarrados com arame recozido numero 18. O projeto estrutural irá definir o diametro deste ferro, forma de dobrá-lo e espaçamento (distancia entre os estribos).
- Armações longitudinais: Em posição superior e inferior, tem a função de resistir à esforços no interior da peça de concreto, podendo ser de flexão, tração e compressão. As “costelas” são utilizadas em vigas de grande altura ( acima de 60 cm). É importante saber os nomes dos ferros e sua função dentro da peça, porém cabe ao Engenheiro calculista o correto dimensionamento e posicionamento nos elementos de concreto armado. Nada poderá ser alterado sem o conhecimento de um profissional devidamente habilitado.
Projeto Estrutural:
O projeto estrutural conterá a planta de Formas (que são os moldes para o concreto ) e o detalhamento das armações. O tipo do ferro a ser utilizado deverá ser especificado no projeto estrutural, por exemplo CA5O , CA6O, CA25. Cada um deles tem uma resistência diferente.
O projeto conterá detalhadamente cada ferro da estrutura com informações de diâmetro, comprimento e dobras, além de especificar o seu posicionamento no interior da peça de concreto.
O projeto apresentará uma tabela resumo por folha de desenho com as quantidades de ferro necessário para realizar a armação projetada. Por esta tabela você poderá comprar o aço para a obra.
O Armador:
O profissional que irá montar as armações de ferro é o armador ou ferreiro. O seu trabalho