Pré - história de armação dos búzios
ORIGEM DA CIDADE DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
Búzios começou formar-se há 2 bilhões de anos, no Pangeia. Após, há 520 milhões de anos, durante inicio da era secundária ou “era dos grandes répteis”, formou-se Gondwana. O litoral buziano sofreu intensos fenômenos vulcânicos com temperaturas entre 700 e 900° C. A Ponta dos Mariscos, o Morro das Emerências e a Ponta do Pai Vitório, Rasa, constituem os sítios mais antigos do município. Por isso é chamado do “Himalaia brasileiro”, Pois se observarmos no mapa verá que parte do território buziano se encaixa perfeitamente com o mapa da África.
[pic]
COMO SE FORMOU AS PRAIAS?
Formam-se através da erosão dos rochedos periféricos dos litorais por ação dos ventos, marés, calor, umidade e chuvas que tem ocorrido durante milhões de anos. Surgem pela separação das placas tectônicas continentais(camadas de rochas que fiquem dentro da terra). Todas essas mudanças geográficas e climáticas permitiram a criação de novas praias que podem ser grandes ou pequenas. Sendo que as grandes são mais antigas que as pequenas. As areias possuem mica, calcita, feldspato, biotita, cristais de quartzo, sais de cloruros e ioduros, dando uma cor própria para cada praia, por isso vemos tanta diferença na cor da areia. “A praia tem vida”.
POVOS SAMBAQUIS
Por volta de 10 mil anos atrás, as transformações da natureza foram responsáveis pelo deslocamento das populações que habitavam o continente americano. A elevação dos níveis de temperatura e dos oceanos motivou os homens dessa época a se deslocarem para as regiões litorâneas da América. A presença humana nessas localidades foi comprovada por meio de aglomerados de conchas e restos de peixes com mais de trinta metros de altura.
O nome desse tipo de formação calcária ficou conhecido como SAMBAQUI, termo em tupi (língua indígena) que significa “monte de conchas”. A explicação mais provável para a formação dessas montanhas de conchas é que