Cargos e salarios
A equipe criará uma consultoria fictícia, para atuar na empresa identificada, e terá que elaborar para essa cliente, um Programa de Cargos e Salários a fim de apresentar-lhe os benefícios motivacionais que poderão impactar na retenção de talentos e na melhoria da empresa em vários termos.
Esse desafio será importante na construção de novas dimensões para a formação profissional e para ampliar o conhecimento, desenvolvendo habilidades necessárias na promoção de estratégias voltadas para as atividades de Gestão de Recursos Humanos.
ETAPA 1 - SALÁRIO E MOTIVAÇÃO
2.1 PASSO 1Afinal, salário é fator motivador?
A motivação é aquilo que move o ser humano, ou seja, o que faz agir de uma forma maneira ou de outra e tomar determinadas posturas.
De acordo com o gestor em RH , Washington Sorio, as pessoas desejam dinheiro porque lhes permite não só a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto realização.
Por este motivo, Washington explica que o dinheiro não é o motivador, mais o meio que faz com que as pessoas atendam suas necessidades e, assim, se motivem. O salário não é um fator motivador analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.
A análise mostra que o dinheiro conseguido com o trabalho faz com que as pessoas tenham condições de atender suas necessidades e, diante disso, se motivem. Por outro lado, quando as pessoas trabalham muito e recebem pouco, elas se sentam desmotivadas, insatisfeitas.
Desta maneira, o salário pode ser visto como uns dos pontos de motivação. A análise mostra que o salário é fator de motivação quando o ponto principal a ser analisado é sua carreira. Agora, para necessidades como uma boa moradia e sonhos de consumo, ele se torna apenas o meio pelo qual você se motivará para se sentir satisfeito!
Considerando as teorias motivacionais modernas, dentro da Teoria