armação
A execução da armação envolve as seguintes atividades: corte, dobra, pré-montagem e montagem.
Corte
Antes de efetuar os cortes, faça um estudo para minimizar as sobras. Dessa forma, você poderá obter uma economia significativa no serviço.
Equipamentos e ferramentas
A escolha dos equipamentos e ferramentas de corte precisa levar em consideração os materiais definidos no projeto (aço em barras ou em telas soldadas) e o volume do serviço.
As ferramentas e equipamentos empregados são:
Execução
A execução do corte está intimamente ligada aos equipamentos de corte que serão empregados. Vejamos as diferenças entre as ferramentas manuais e os equipamentos elétricos:
Dobra
Ferramentas
Quando a dobra é realizada no canteiro, utiliza-se a chave de dobra. Possui um baixo custo e a dobra da barra de aço é feita uma de cada vez.
Execução
Pré-montagem
Execução
Durante o planejamento, procure definir as peças que serão montadas na central de armação e aquelas que serão montadas na própria fôrma. Para isso, considere:
• Dimensões das peças
• Sistema de transporte
• Facilidade de execução
Nesta etapa, é preciso colocar espaçadores em quantidade suficiente para garantir o posicionamento da armadura no elemento final a ser concretado. A escolha e o uso de um bom espaçador é importante, para que a estrutura tenha o cobrimento adequado às condições de exposição da estrutura, protegendo a armadura contra a corrosão.
A dobragem e o corte de vergalhões de aço em obra devem ser feitos sobre bancadas ou plataformas apropriadas e estáveis, apoiadas sobre superfícies resistentes, niveladas e não escorregadias, afastadas da área de circulação de trabalhadores.
As armações de pilares, vigas e outras estruturas verticais devem ser apoiadas e escoradas para evitar tombamento e desmoronamento.
A área de trabalho onde está situada a bancada de armação deve ter cobertura resistente para proteção dos trabalhadores contra a queda de materiais e