Introdução eng segurança
Nome: Rafael Vaz Ferreira
Turma: OUT.2012
Disciplina: Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho
Atividade: 01
Considerando o perfil das duas empresas, entende-se que elas possuem formas de trabalho bem distintas. No caso da empresa ALFA, que tem alto índice de acidentes do trabalho e mão-de-obra altamente especializada, supõe-se que a atividade desenvolvida por esta empresa apresenta alto risco de acidentes. É possível supor, também, que os operários já estejam trabalhando há muito tempo na mesma função, o que aumenta a confiança do trabalhador na atividade exercida, o que às vezes é ruim, pois ele deixa de observar as medidas de segurança.
No caso da empresa ALFA, eu entendo que o Engenheiro de Segurança deve atuar na reciclagem de treinamento dos colaboradores da empresa, com a tentativa de conscientizar que os riscos de acidentes de trabalho podem ocorrer mesmo com profissionais de vasta experiência. Deve também intensificar a fiscalização das atividades, com o auxilio dos técnicos de segurança do trabalho, de modo a coibir alguns abusos cometidos. Além disso, o Engenheiro deve realizar uma avaliação minuciosa de segurança, com objetivo de identificar as atividades de riscos e elaborar um novo projeto de segurança com ações nas áreas de equipamentos de proteção individual e coletiva, entre outros, para tentar diminuir a quantidade de acidentes de trabalho.
Já a empresa BETA, provavelmente realiza atividade de menor risco. Porém, há um grande empecilho que é a alta rotatividade de funcionários, provavelmente gerada pela baixa especialização, que deve resultar em baixos salários. Bem, entendo que o Engenheiro de Segurança deve atuar principalmente na parte de treinamento inicial, com vistas a qualificar aquele profissional a executar suas funções com o menor risco possível. Como a rotatividade é alta, será necessário manter sempre um controle constante, visto que a forma de trabalho de