Armazenamento
Seagate Desktop SSHD de 2 TB.
O Seagate Desktop SSHD de 2 TB é uma unidade de armazenamento híbrida que combina um disco rígido de grande capacidade com 8 GB de memória flash, que age como um cache não-volátil. Uma unidade híbrida é na verdade um disco rígido com um cache não-volátil incorporado. A ideia é a mesma por trás da tecnologia Smart Response da Intel: usar uma memória flash para armazenar os dados acessados com mais frequência. O Seagate Desktop SSHD 2 TB é um disco rígido de 2 TB, 7.200 rpm, com 8 GB de memória flash MLC em sua "porção SSD", além de 64 MB de memória cache volátil. A unidade usa um algoritmo adaptativo que "aprende" quais os arquivos mais acessados e os grava na memória flash, de forma que o ganho de velocidade só é verificável depois que o arquivo é acessado algumas vezes. Dessa forma a inicialização do sistema operacional tem um ganho na velocidade de carregamento, pois como os arquivos são sempre utilizados, o sistema vai automaticamente gravá-los na memória flash.
Por que o SSD vai destronar o HD comum?
Alguns novos computadores já começaram a apresentar um novo tipo de armazenamento: os discos de estado sólido (Solid State Drive ou SSD). Há muitos usuários que renegam essa tecnologia por causa do alto custo e das capacidades reduzidas (quando comparadas a HDs comuns), mas é necessário entender as vantagens oferecidas por um modelo que dispensa os processos mecânicos.
O fim dos processos mecânicos
Discos de estado sólido são fabricados sem partes móveis, ou seja, são peças inteiras que trabalham com componentes estáticos. Diferentemente do que acontece com discos rígidos comuns, eles não utilizam processos mecânicos para a gravação e a leitura de arquivos no disco magnético (HDs funcionam de maneira similar aos toca-discos). No lugar da agulha e do disco, os SSDs são constituídos por dispositivos de memória Flash. Dessa forma, o processo de escrita e leitura dos arquivos é feito de maneira elétrica, quase