Armazenamento de Dados
Irei falar sobre minha experiência com armazenamento de dados, tem que está presente diariamente no meu trabalho.
Trabalho com gravação de voz, e a palavra “gravação” já significa que essa voz precisa ser gravada em algum lugar, ou seja a voz que gravamos, através de um software especifico, transforma a voz de uma conversa telefônica em pacote UDP no caso de telefonia Voip ou captamos o áudio via TDM ou sinal analógico/ digital através de um Logger (gravador).
Gostaria de citar um projeto de um grande banco de investimento americano que eu participei e acredito que tenha uma das melhores soluções de armazenamento disponíveis no mercado devido a importância que é ter armazenada todas as transações realizadas pelos “traders” (operadores da bolsa de valores).
Neste exemplo, o “cliente” possui gravação de aparelhos que chamamos “mesa financeira” mais conhecido como IPC. Trata-se de um aparelho telefônico que permite o usuário fazer varias ligações simultâneas ao toque de um botão para vários lugares do mundo.
Uma vez iniciada a conversa telefônica, o aparelho envia pela rede o pacote UDP contendo o aúdio para o software responsável pela gravação. Este software é composto por vários servidores, e o servidor responsável por “tratar” este pacote UDP o Logger possuí uma partição não formatada, em que o acesso ao que é gravado fica criptografado, não sendo possível acesso direto pelo sistema operacional, somente o software consegue visualizar este dado. Os servidores por questão de segurança são configurados todos em RAID 5, assim o Hard Disk é espelhado com outros HD’s, criando uma camada de redundância inicial para caso algum HD apresente falha, possa ser trocado com um simples hot swap.
Após o dado ser tratado pelo Logger e armazenado em sua partição, existe um outro servidor da nossa aplicação que chamamos de StorageCenter que pode ser servidor físico ou virtualizado. Na aplicação eu configuro o caminho na rede em que o dado deve ser enviado.