Armazenamento de Dados
Graduação – Ciência da Computação
Integrantes do grupo.
Orientadora: Orientador
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: Armazenamento de Dados
Belo Horizonte, 1º semestre de 2012
1. Introdução
O tema escolhido para nossa monografia tem como objetivo tratar os tipos de armazenamento de dados mostrando seus tipos existentes e priorizando uma nova tendência de Armazenamento de Dados sustentável, criando uma linha do tempo entre o passado, o atual e o futuro.
Envolvendo assuntos, como os tipos de Armazenamento de Dados tais como: volátil de rápido acesso, porém os dados só permanecem nele enquanto houver energia, por exemplo, a memória RAM
Não volátil uma vez que os dados são armazenados não serão apagados ou alterados na ausência de energia. Ex: disco rígido, disco óptico (CD DVD) fitas magnéticas.
Seus tipos de unidade de Armazenamento de Dados por meios óticos (CDs DVDs etc.), meios magnéticos (HDs disquetes) por meios eletrônicos (SSDs) – chip Ex. cartão de memória e pen drive.
Tendo como foco, o armazenamento sustentável de dados e seus dispositivos tais como:
DRAM
Um tipo de memória RAM de acesso direto que armazena cada bit de dados num condensador ou capacitor tendo como vantagem um custo menor e uma capacidade de Armazenamento de Dados maior podendo ser desligado quando não estão em uso com uma utilização mais sustentável do computador.
Computação em Nuvem Onde os dados ficam armazenados em um conjunto de servidores na web, proporcionando às grandes empresas e usuários comuns armazenarem seus dados online diminuindo sensivelmente o custo e consequentemente recursos físicos e energéticos necessários para armazenamento de dados onde o PC torna-se um chip ligado a internet “a grande nuvem” de computadores sendo necessário apenas dispositivo de entrada (teclado e mouse) e saída (monitor).
2. Objetivo
Demonstrar a evolução dos meios de Armazenamento de