Trabalho Armazenamento de Dados
Megabytes, gigabytes e terabytes, todos são termos que já não só são usados por especialistas ou técnicos, hoje esse termo é muito comum no vocabulário dos usuários. Empresas que armazenam enormes quantidades de dados precisam de segurança no armazenamento, por isso, métodos são adotados para garantir a segurança e a confiabilidade dos arquivos que são armazenados.
Um dos métodos muito usado nas empresas é o NAS (Network Attached Storage). Esse método dispõe de um servidor que armazena os dados e dispõe para os dispositivos conectado em rede, disponibilizando - os para os usuários, garantindo um armazenamento seguro e cópias de segurança, assim evitando a perda de informações.
Um dos benefícios do NAS é que todo armazenamento de dados fica centralizado em um único dispositivo, liberando o recurso de outros servidores na rede. Porém um servidor NAS sem um sistema eficiente de redundância, (dados, energia, etc) se torna pouco confiável e eficaz em suas tarefas. Para isso, uma opção para aumentar a confiabilidade das informações, existe o RAID uma forma de aumentar consideravelmente a garantia de que os dados serão armazenados sem o risco de erros.
RAID (Redundant Array of Independent Disks) é uma das formas mais seguras de manter a confiabilidade dos dados. Tecnicamente RAID seria dois ou mais discos trabalhando juntos, como por exemplo o RAID1, que faz um espelhamento dos discos garantindo que se um dia um dos discos falharem, o outro continua trabalhando sem interrupções para os usuários.
O RAID pode ser implantado via software ou hardware. Os benefícios da implantação via software é o baixo custo, já que existem vários softwares gratuitos e