Tecnologia da informação
NAS (Network Attached Storage)
DAS (Direct Attached Storage)
RA – NOME
Índice
Índice 3
Introdução 4
Armazenamento Directo 6 DAS (Direct Attached Storage) 6
Armazenamento desligado (Detached Storage) 7 SAN (Storage Area Network) 7 NAS (Network Attached Storage) 10
Fibre Channel 12 iSCSI 12
Introdução
No mundo dos negócios, só é possível atingir os resultados traçados à medida em que os dados necessários para a tomada de decisões podem ser acedidos pelas empresas. Para que isso possa ocorrer, é preciso que os dados estejam armazenados com segurança e disponibilidade. Por esta razão, é vital contar com uma gestão que garanta bons níveis de performance e protecção, que deve suportar desde falhas durante o armazenamento (storage media) até elaborar procedimentos completos em caso de problemas mais graves (disaster recovery).
Em ambientes com um computador central (host-centric), a gestão de armazenamento é centralizado. Os dispositivos de armazenamento são ligados directamente ao computador. Com o aparecimento do modelo de computação Cliente/Servidor, trouxe consigo novas necessidades no sistema de gestão de armazenamento. A informação que era centralizada num ambiente com computador central passou a estar espalhada pela rede. Os dispositivos de armazenamento, neste modelo, também estão ligados a máquinas individuais e o aumento de capacidade deve ser traçado máquina por máquina, inclusive variando conforme a plataforma. É possível visualizar estes ambientes como "ilhas de informação", como mostrado na figura abaixo. A informação que está numa ilha dificilmente pode ser acedida por outras ilhas, dificultando o acesso aos dados.
[pic]
Figura 1 – Ilhas de informação
A indústria tem reconhecido por décadas a lacuna entre a apresentação, o processamento e o armazenamento dos dados. A arquitectura Cliente/Servidor é baseada nestes três níveis: • O nível mais alto utiliza o desktop para a