Armadilhas para liderança
Um líder vai à frente influenciando as vidas de seus liderados, conduzindo-os ao crescimento em um processo de constante aprendizagem.
O processo, no entanto, não é ininterrupto e sem obstáculos. Ao contrário, encontra percalços com freqüência que desafiam a liderança a rever conceitos, a mudar direcionamentos, a questionar valores.
Exige uma postura de constante avaliação para que não se desvie dos objetivos traçados e nem se permita acomodar-se a resultados medíocres.
Há algumas armadilhas que podem atrapalhar o progresso da liderança e levá-la a um colapso, uma quebra.
Dr. John Maxwell, em artigo na Leadership Wired, ilustra tais armadilhas como passos que levam à derrota. Os passos são os seguintes:
1. Comparação - não importa o que você tenha experimentado, lembre-se: há pessoas que fizeram melhor que você e há as que fizeram pior. Já pessoas de grande talento perderem oportunidades porque ficaram preocupadas com o que outros estavam recebendo ou conquistando. Se você se preparar com o melhor de suas habilidades e der o máximo de si em todas as situações, você será bem sucedido.
2. Racionalização - Atualmente parece que tudo pode ser racionalizado. Prevalece o relativismo, onde não é possível ver erro em qualquer ação que seja tomada. Assumir a responsabilidade em vez de ficar racionalizando é uma questão de integridade.
3. Isolamento - Você não poderá ser um líder melhor se ficar sempre sozinho. Liderança exige trabalho de equipe, e equipe exige pessoas. Tentar evitar um desafio ou um problema isolando-se dos outros sempre resulta em um problema ainda maior.
4. Remorso - Ontem acabou na noite passada! Por mais que desejemos, não podemos voltar atrás e mudar o que já aconteceu. Podemos apenas nos mover para frente e fazer o melhor possível hoje. Ficar se recriminando apenas drena energia e torna mais difícil seguir em frente.
5. Amargura- feridas do passado podem fazer você se amargurar ou se tornar