Armadilhas de supermercados
Todos os seus sentidos são explorados pelo mercado. Até a música ambiente ou os aromas das seções procuram estimular a compra ou ajudar a retardar o seu passo.
Não existem relógios nem janelas.
Você não deve perceber que o tempo está passando.
Uma promotora que oferece um pedacinho do produto ou um brinde ajuda a aumentar as vendas, assim como uma bancada separada da gôndola dá destaque ao produto que se quer vender.
Muitos hipermercados, de vez em quando, mudam o local de exposição de alguns produtos para forçar você a procurar de novo o produto, e assim percorrer seções que, normalmente, ficariam de fora na compra.
Enquanto você espera na fila do caixa, há pequenos mostruários ao lado com pilhas, revistas, salgadinhos, etc. Tudo pode ainda entrar no carrinho, na última hora.
22 Guia de Preços 2005 ❙ PRO TESTE 41
A cor e o desenho do piso podem ajudar a acelerar ou atrasar o seu passo.
Luzes e cores também ajudam a construir a imagem de um (grupo de) produto e a estimular a compra. Por exemplo, o verde aparece na seção de frutas e verduras, como associação com a natureza; o vermelho, nas carnes; e o azul, que lembra a água e o frio, nos peixes.
A temperatura está sempre boa.
Não faz frio nem calor.
Os produtos que você habitualmente compraria, como os de primeira necessidade (leite, carne, frutas, etc.), localizam-se normalmente no fundo da loja. Até chegar lá, você passará por uma infinidade de outros produtos que, antes de entrar, você nem imaginava que poderia levar.
Ao contrário do que se vê nos shoppings, não existe mapa de localização das seções. Você deve procurar o que quer.
Alguns mercados começam a adotar áreas de lazer, com espaço para café, perto de livros, por exemplo. É uma nova tendência para você ficar mais tempo na loja.
Os corredores centrais são mais largos, enquanto os interiores ou transversais são mais estreitos e sujeitos ao