Estudo do Caso Angeloni
1 INTRODUÇÃO
Apresentar através desta resenha os dados obtidos do estudo de caso das Estratégias Empresariais: O Caso da Rede Angeloni fornecido pela revista ibero-americana de estratégia, será apresentado um fichamento dos principais pontos observados no mesmo. Sendo o setor supermercadista, sem dúvida, um dos mais representativos em todo mundo. É um setor estabelecido há um bom tempo em todo o mundo e, obviamente, no Brasil, mais especificamente em Santa Catarina e, também em Florianópolis não é diferente. Por isso o Caso da Rede Angeloni, que pelo o estudo da Rede, podemos verificar os pontos positivos, desde sua entrada em Florianópolis. Utilizando de estratégias diversificadas como a estratégia predominante na Rede Angeloni foi à de competição com foco na diferenciação; e a visão do líder foi fundamental no desenvolvimento da expansão e crescimento. Com a aplicação de mudanças e aprimoramentos dentro da empresa, adotando estratégias operacionais.
2 FICHAMENTO
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS: O CASO DA REDE ANGELONI
“O setor supermercadista é, sem dúvida, um dos mais representativos em todo mundo. Em muitos países, os supermercados representam grande parte do PIB, independentemente se a economia é desenvolvida ou subdesenvolvida. É um setor estabelecido há um bom tempo em todo o mundo e, obviamente, no Brasil, mais especificamente em Santa Catarina e, também em Florianópolis não é diferente.” (p. 65)
“No Brasil, o supermercado teve início por volta da década de 1950. A primeira loja batizada de Sirva-se foi constituída no estado de São Paulo. Inspirada em desenhos norte-americanos, possuía 1400 metros quadrados de área construída, dos quais 800 metros quadrados eram destinados à área de venda. (Fundação Abras, 2002). A chegada do autosserviço no país modificou muitas estruturas, desde a indústria até as pessoas. As indústrias trabalhavam em produtos e embalagens para satisfazer clientes e, por