Aristóteles
Aristóteles nasceu em Estagira, na Trácia, no ano 384-3. C., segundo Diógenes Laércio, que nos diz que ele era o filho de Nicômaco e Efestiada, e seu pai exerceu medicina na corte do rei Amintas (II) da Macedônia, "por causa da medicina e da amizade", que tentou associar o interesse naturalista Aristóteles depois de. Diógenes Laércio Aristóteles nos descreveu como "o discípulo legítimo de Platão, e voz gaguejante ... suas pernas eram finos e pequenos olhos, usando vestidos bonitos e anéis, e que ele cortou a barba eo cabelo." (Vidas dos filósofos ilustres, Livro V, 1).
Aristóteles na Academia
Sabemos pouco da educação recebida por Aristóteles em sua juventude, mas deve ser típico de jovens gregos de seu tempo. Em dezessete anos, 368 a. C., mudou-se para Atenas, onde juntou-se a Academia de Platão, onde permaneceu por vinte anos. Apesar de algumas histórias que ecoam de uma suposta confrontação entre Platão e Aristóteles, antes da morte do primeiro, é improvável que tal confronto pode ter ocorrido porque todas as referências a Platão, Aristóteles, exibimos um grande respeito e admiração pelo professor, apesar das diferenças teóricas que mais tarde levaram à sua doutrina de separação. O fato de que a crítica contemporânea destacou o histórico, evolutivo, o trabalho de Aristóteles se torna ainda mais insustentável essa hipótese. Sabemos que Aristóteles passou por um estágio platônico profunda antes de desenvolver sua própria filosofia, tendo como seu, por exemplo, a teoria das Idéias de Platão, antes da realização de sua revisão, conforme claramente evidenciado pelo diálogo aristotélica "Eudemo", um de seus primeiros trabalhos.
Com a morte de Platão, no - 347 Speusippus, sobrinho de Platão, assumiu a liderança da Academia, seja por nomeação directa ou por esta decisão de seus colegas, orientação de impressão é mais especulativa e mística e atividades religiosas da Academia, que não foi apreciado por Aristóteles, que a abandonou