Evolução ergonomica das ferramentas manuais
SERROTE
Utilização: O serrote é composto de uma lâmina de aço triangular presa a um cabo. É uma ferramenta utilizada nos serviços de corte da madeira em geral.
Evolução Ergonômica: Nos primeiros serrotes os cabos eram de aço (Figura 1 e 2), depois vieram os de madeira (Figuras 3 e 4), e para uma melhora ergonômica vieram os de plásticos/emborrachados (Figuras 5 e 6). Nos cabos de plástico o design é leve e a sua geometria proporciona uma melhor adequação aos contornos da mão do usuário, não havendo a necessidade de um esforço excessivo durante a operação de corte.
Figura 1
Figura 2 Figura 3
Figura 4
Figura 5
Figura 6
MARTELOS E/OU BATEDORES
Versão Antiga Versão Atual
Utilização: Os martelos e/ou batedores servem para bater, quebrar e sobretudo cravar pregos em madeiras. É utilizado principalmente na construção civil, mas não deixa de ter utilidade para o uso doméstico.
Evolução ergonômica: A principal mudança observada no martelo é em relação ao seu cabo que ao invés de madeira evolui para um tipo emborrachado tornando-se ergonomicamente mais leve e confortável as mãos dos trabalhadores. Estudos comprovam que na utilização de ferramentas de pega única em trabalhos que exijam força, para conforto do trabalhador é necessário que seu cabo possua de 3 a 4,5cm de diâmetro e que seja revestido por um material macio e ao mesmo tempo resistente proporcionando mais estabilidade ao uso, evitando derrapagens, reduzindo a vibração provocada ao trabalhador quando esta ferramenta estiver em impacto com outro objeto e consequentemente evitar ferimentos nas mãos e dedos dos trabalhadores.
FURADEIRA
Versão Antiga Versão Atual
Utilização: A furadeira é uma máquina especializada