A missão
Elenco Principal: Robert De Niro, Jeremy Irons, Liam Neeson, Ray McAnally, Aidan Quinn, Cherie Lunghi, Ronald Pickup, Chuck Low
Género: Drama
Trabalho Realizado por:
Raquel Marques
Contexto Histórico:
Ao longo dos séculos XVI e XVII várias missões católicas foram criadas pelos jesuítas na América do Sul.
Em pleno século XVIII, mais de duzentos anos após a descoberta do Brasil, havendo falta de mão-de-obra, os índios eram capturados e forçados a servirem como escravos nas plantações dos colonos Europeus. A Companhia de Jesus, ordem religiosa jesuíta, teria então por missão evangelizar os índios, e, uma vez convertidos à Fé Cristã, os índios estariam a salvo da escravidão.
Embora tivessem como objectivo a difusão da fé e a conversão dos nativos, as missões acabaram como mais um instrumento do colonialismo, onde em troca do apoio político da Igreja, o Estado se responsabilizava pelo envio e manutenção dos missionários, pela construção de igrejas, além da protecção aos cristãos.
Durante o século XVIII o movimento missionário enfrentou problemas na América do Sul, entre o colonialismo espanhol e português. Pelo Tratado de Madrid, ficava estabelecida a transferência dos nativos, o que representaria para os guaranis a destruição do trabalho de muitas gerações e a deportação de milhares de pessoas. A decisão foi tomada entre Portugal, Espanha e a própria Igreja Católica, que enviou emissários para impor a obediência aos nativos. Os jesuítas ficaram assim numa situação delicadíssima, pois se apoiassem os indígenas seriam considerados rebeldes, e se contrário, perderiam a confiança deles. Alguns permaneceram fiéis à coroa, mas outros deram todo o apoio aos nativos, organizando a resistência desses índios à ocupação de suas terras e à escravização.
Aí se deu um confronto histórico, em que as Missões, com centenas de índios catequizados, que já conheciam a música clássica, a escrita, e a Bíblia, viriam a ser capturados eventualmente, em