Aristoteles
Comentário: Cita a forma de conhecer para elaborar. Antes de tomar uma decisão, releve todos itens necessários para oberservação e tomada de decisão.
Para a agricultura: é preciso conhecer os diversos tipos de terrenos virgens ou plantados; igualmente, ainda, para as abelhas, os animais aquáticos e as aves de galinheiro: devemos saber que proveito podemos tirar deles. (pág. 27)
Comentário: Conhecer diversos lugares, examiná-los antes, ter a certeza de escolher o melhor para se tirar melhor proveito.
Quanto às maneiras de adquirir por troca, a principal é o comércio, que se divide em três partes: navegação, transporte por terra e venda no próprio local. Estas partes diferem entre si, sendo umas mais seguras, outras mais lucrativas. (pág. 28)
Comentário: Relacionando a troca melhor forma de negociá-lo é ter segurança na hora de comercializar e entregar ao consumidor final o bem detalhado.
Segue-se do precedente que o governo doméstico exige atenções muito diferentes para o sustento das pessoas e para a posse das coisas inanimadas, para seus costumes e para a acumulação de riquezas, para as pessoas livres e para os escravos. (pág. 28)
Comentário: Precede que o Estado define forma de sustento seja em posse, costumes e acumulo de riquezas por parte das pessoas e escravos.
O mesmo ocorre com os seres distintos. Assim como neles se encontram diversas espécies de superioridade e de subordinações determinadas pela natureza, há também várias formas de comando. (pág. 29)
Comentário: Diferencia a forma