Arist teles
•Formação
do conhecimento
(epistéme)
•Felicidade e lógica aristotélica
“Todas as ciências serão mais necessárias que esta, mas nenhuma lhe será superior“
Aristóteles
Desde
o momento em que a razão se separou do pensamento mítico, os filósofos gregos criaram conceitos para a instrumentalizá-la no esforço de compreensão do real.
Surge então, Aristóteles, com a elaboração dos princípios da lógica e dos conceitos que explicassem o ser em geral, área hoje conhecida como METAFÍSICA.
Introdução
O
termo metafísica surgiu no século I a.C, quando Andronico de Rodes, ao classificar as obras de Aristóteles, colocou a filosofia primeira após as obras de física: meta física, ou seja, “depois da física”. Posteriormente, esse “depois”, puramente espacial, foi entendido como além, por tratar de temas que transcendem a física, que estão além das questões relativas ao mundo sensível.
Curiosidade
Relação
entre corpo (matéria) e alma
(forma).
Alma: forma, o ato, a perfeição de um corpo. Conhecimento sensível e racional: interdependentes. Sentidos: primeira fonte de conhecimento.
Aristóteles critica a Teoria da
Reminiscência Platônica.
Alguns conceitos
O
puro espírito já contemplou o mundo das ideias, mas esquece do que aprendeu quando se degrada ao se tornar prisioneiro do corpo
(túmulo da alma).
Os sentidos são ocasiões para despertar na alma as lembranças adormecidas. Conhecer é lembrar.
(Teoria da Reminiscência - Platão)
Para
ele a origem das ideias se dá pela abstração. O intelecto partindo das imagens sensíveis das coisas particulares elabora conceitos universais (inicialmente pela indução – que é um processo de generalização e caracteriza uma abstração imprópria, imprecisa), depois pela dedução, verdadeiro caminho para abstrair o conceito.
Origem das ideias
Aristóteles
pretende chegar à verdade, que para ele consiste na adequação do conceito à coisa real.
A metafísica oferece a todas as outras ciências o fundamento comum, o