TRABALHO SEMANAL SIMBOLO ADM SIGNIFICADO
Em 1979, o conselho federal de administração criou um concurso para cria um símbolo que representasse esta área, se candidataram várias profissionais, e para julgar e avaliar qual seria o símbolo foram convidados vários artistas, como artistas gráfico, como o industrial José E. Mindlin, especialista em heráldica Adm. Rui Vieira da Cunha, o grafista Adm. Zélia Alves, o arquiteto Alexandre Wollner, entre outros, para compro o corpo de jurados que deveriam julgar e escolher o melhor símbolo que representasse a profissão do administrador.
O concurso recebeu 309 sugestões, vindas de vários lugares do brasil, estes trabalhos foram analisados pela banca de jurados, que teve como primeira seleção 40 trabalhos, que seriam aprovados para a segunda fase, no dia 09 de abril de 1980, em Brasília, foram selecionados mais 10 trabalhos, que foram encaminhados para a terceira fase, e assim para a final, foi escolhido o logo representante de Curitiba.
A justificativa dos elementos que componham o símbolo segue a baixo:
- Justificativa:
O quadrado é o ponto para atingir o símbolo, uma condensação expressiva e precisa correspondente ao intensivo / qualitativo, por contraposição ao extensivo / quantitativo.
- O quadrado como ponto de partida:
Uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas são a mesma medida, sendo assim, os limites verticais e horizontais são a mesma coisa, como se fosse o reflexo um do outro, uma justificativa para a profissão, que possui certos limites em seus objetivos, como organização, arbitrar, relatar, planejar, direcionar... - As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação.
- As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade, as laterais as metas a serem atingidas.
- A pedra azul safira:
Identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demostram sua capacidade