Matemática
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO
ESTATÍSTICA I
ESTATÍSTICA I
Semestre I /2013
Semestre I /2013
Luciana Andrea Zimmer
Mestre em Ensino de Ciências Exatas e Stheffanie Cervo Pinheiro Machado
Mestre em Docência Universitária
PLANO DE AULA Nº 1
* PROBLEMA
Como o estudo da estatística pode auxiliar profissionalmente na tomada de decisões?
02.01. PROBLEMA Como distinguir entre estatística descritiva e estatística inferencial?
01.02. CONHECIMENTOS
02.02. CONHECIMENTOS
ESTATÍSTICA BÁSICA
UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTATÍSTICA
ANTIGUIDADE: o uso dos dados estatísticos remota aos censos feitos na antiga Babilônia, no Egito e, mais tarde, no Império Romano, quando os dados eram coletados sobre assuntos relacionados ao Estado, tais como nascimentos e óbitos. Na verdade, a palavra estatística é derivada da palavra latina status que significa “estado”.
ESTATÍSTICA: é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões.
A estatística é uma coleção de métodos e técnicas para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair conclusões. Então, tudo que tratar, por pouco que seja de coleta, processamento, interpretação e apresentação de dados pertence ao domínio da Estatística, assim como o planejamento detalhado que precede todas essas atividades.
Há várias razões pelas quais a abrangência da Estatística e a necessidade de estudar a Estatística tem crescido enormemente nos últimos cinquenta anos. Uma razão é a abordagem crescentemente quantitativa utilizada em todas as ciências, bem como na administração e em muitas outras atividades que afetam diretamente nossas vidas. Isso inclui o uso de técnicas matemáticas na avaliação de controle de poluição, no planejamento de inventários, na análise de padrões do trânsito de veículos, no estudo dos