QUEM FOI ARIST TELES
Ele viveu no ano de 384 aC. a 322 aC, seguidor de Platão, não era Ateniense, nasceu em Estagira -Macedònia.
Quando Platão morreu, havia uma diferença muito grande de idade entre eles, mas achava que com a morte de seu mestre a Academia seria dele.
Platão não se casou e os sobrinhos dele assumiram a Academia, ele então ficou chateado e foi embora para a Macedônia.
O Rei da Macedônia tinha um filho chamado Alexandre (O grande), Aristóteles foi nomeado seu tutor e ficou lá por um bom tempo, depois voltou para Athenas.
Em Atenas ele criou o Liceu, como não tinha autorização para construir uma escola como os outros filósofos tinham, suas aulas eram ministradas para grupos de alunos enquanto andavam pelos jardins, embaixo de árvores, por isso eram chamados de Peripatéticos.
É impossível falar hoje em Ciência sem citar Aristóteles, ele deu grandes contribuições que repercutem até os dias de hoje, seja com a origem das espécies continuada por Darwin, no trabalho Capital de Marx, nos livros de grandes doutrinadores atuais que discutem o conceito de justiça, não tem como falar de justiça sem falar de Aristóteles.
Suas grandes obras foram:
Ética a Nicômaco – Livro V: “homem justo é o que faz atos justos”.
A política
Constituição de Atenas- maior modelo de constituição.
Ética a Nicômaco – Livro V: “homem justo é o que faz atos justos”.
O livro mais importante para o Direito é a Ética a Nicômaco, que leva o nome de um dos seus filhos, onde ele trata efetivamente da justiça. Nele ele diz que “homem justo é o que faz atos justos”, não basta saber, tem que fazer.
No livro: A política, que dá a base dos pensamentos políticos de Aristóteles.
Ele foi responsável por escrever a Constituição de Atenas, antes de cria-la, ele leu as 197 constituições anteriores que havia na época.