Arist Teles
Durante vinte anos Aristóteles foi um grande discípulo de Platão, apesar disto, algumas de suas teorias se divergem das de seu mestre. Uma dessas teorias é a do Conhecimento. Isso se dá por Aristóteles ter sido bastante ligado à natureza e também em assuntos humanos como a ética e a política. Tendo essas informações como ponto inicial, podemos discutir que, para Aristóteles a Essência é a capacidade do indivíduo de entender o que verdadeiramente é cada coisa. Destacando que, esse conhecimento verdadeiro não depende de um dualismo platônico caminhado entre o mundo sensível e o mundo das ideias como pensava Platão.
O Acidente é considerado por Aristóteles como características que acontecem de modo esporádico ou ao acaso, como o fato de uma bola ser grande ou pequena, vermelha ou azul, listrada ou básica. Ou seja, são características que não classificam exatamente o que é cada coisa. Entre a Essência e Acidente existe um ponto crucial, a Razão, é ela que classifica, separa e organiza os objetos segundo critérios, por exemplo, existem insetos bem diferentes uns dos outros, porém, o que os classificam como insetos é o fato de todos terem seis pernas.
Já a Causalidade é o processo de conhecer a causa de algo, seja ela final, eficiente, formal ou material. Destacando mais que, conhecendo a causa é possível saber não só o que a coisa é, mas o que se tornará no futuro. Pois, se determinado efeito se segue sempre de uma determinada causa, então podemos estabelecer leis e regras, tal como se opera nos vários ramos da ciência.
Exercícios
A) Qual a diferença entre Platão e Aristóteles, quanto à origem das ideias?
Para Platão, “cabe a cada homem usar dos sentidos apenas como forma de chegar ao conhecimento das essências, para assim poder alcançar o que é em si e superar os enganos da opinião e, com isso, evoluir pelo processo de metempsicose.” Ou seja, o meio pelo qual a alma nasce e morre várias vezes, evoluindo