Ari De S Cavalcante
Disciplina: Geografia
Professor: Iuri Saboia
Série: 2º
Turma: 3
Turno: Tarde
ESTRUTURA GEOLÓGICA DO BRASIL Nomes: Lais Noronha Camargo Nº: 26 Davi Malaquias Colares Nº: Luiz Felipe de Sena Martins Nº: João Eduardo Nº:
Fortaleza, 26 de fevereiro de 2015.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado a evolução do tempo geológico e das diversas transformações naturais acarretadas por ele sobre o território brasileiro, dando como destaque a construção de diferentes estruturas geológicas com características bastante ímpares. Irá retratar também, as mais importantes estruturas geológicas existentes no Brasil, assim como algumas de suas riquezas e problemas, tendo como destaque: Escudos Cristalinos, Bacias Sedimentares, Os aquíferos do Brasil e Terremotos no Brasil.
ESCUDOS CRISTALINOS
Escudos cristalinos são estruturas geológicas antigas formadas na era Pré-Cambriana e início da era Paleozoica, essa estrutura abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Apresentam altitudes medianas, em torno de 600 metros. Por se tratar de uma estrutura geológica muito antiga, os escudos cristalinos apresentam grande quantidade de recursos minerais. As áreas que apresentam formação mais antigas são ricas em minerais não metálicos como, por exemplo, granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato. Já nas áreas de formação mais recente, ou menos antiga, os minerais metálicos estão mais presentes. Os principais são: minério de ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel. Escudo das Guianas
O Escudo Guianense ocupa o hemisfério norte do Brasil, na orientação geral de NW-SE, alcançando altitudes médias entre