Argumentos favoráveis ao uso de células-tronco
Introdução
Neste trabalho apresentaremos uma série de argumentos que favorecem o uso das células tronco, e suas vantagens nas diversas áreas em que podem ser aplicadas.
Argumentos para defender o uso de células-tronco
• Células-tronco embrionárias possuem o atributo da pluripotência, o que quer dizer que são capazes de originar qualquer tipo de célula do organismo, exceto a célula da placenta.
• Sabe-se que 90% dos embriões gerados em clínicas de fertilização e que são inseridos em um útero, nas melhores condições, não geram vida.
• Embriões de má qualidade, que não têm potencial de gerar uma vida, mantêm a capacidade de gerar linhagens de células-tronco embrionárias e, portanto, de gerar tecidos.
• Ampliação de clientes. A certeza de que células-tronco embrionárias humanas podem produzir células e órgãos que são geneticamente idênticos ao paciente ampliaria a lista de pacientes elegíveis para tal terapia.
• O câncer está ligado aos IPCs (células produtoras de insulina), que são uma outra categoria de células-tronco que foram modificadas para se parecerem com células embrionárias. Os tumores só ocorrem quando se usam IPCs de outros seres, ou seja, com o uso de células de si próprios não há desenvolvimento de câncer.
Olhar quantitativo ao uso de células-tronco para combater doenças
As pesquisas com células-tronco sustentam a esperança humana de encontrar tratamento, e talvez até mesmo cura, para doenças que até pouco tempo eram consideradas incontornáveis. Uma das principais funções dessas células é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são frequentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas doadoras não supre a quantidade de necessitados. Porém, as células