Argumentação
1) Pergunta retórica
Considere a frase: “O progresso é importante para a humanidade?”, esta pergunta não é uma pergunta retórica, pelo menos desta forma não. Entretanto há uma técnica que podemos utilizar para transformar a mesma frase em uma pergunta retórica. Antes disso, vamos analisar o que é necessário para contruir um argumento.
Para ser um argumento é necessário ser PERÍODO COMPOSTO COM CONJUGAÇÃO (Pesquise no wikipedia sobre conjunções e imprima a lista, toda vez que você fizer uma redação utilize essa folha como ferramenta, não precisa decorar). Na frase: “O progresso é importante para a humanidade” não é um argumento pois a frase está em periodo simples. Fazendouma correção para virar argumento, temos: “O progresso é importante para a umanidade, JÁ QUE (conjunção) trouxe um avanço na saúde, politica e economia”.
Agora você já sabe a ideia basica de como construir um argumento. Para construir a pergunta retórica, você utiliza todo o seu argumento em apenas uma pergunta, usando o mesmo exemplo: “Como trouxe um avanço na saúde, politica e economia, o progresso é importante?”. Perguntas retóricas são perguntas que não exigem uma resposta pois você já sabe essa resposta, portanto a resposta da pergunta já foi apresentada antes de você ter feito a pergunta.
Uma redação boa é aquela que apresenta recursos argumentativos diferentes. O argumento ocupa 2 linhas do paragrafo (e não o paragrafo inteiro), evite de começar o parágrafo já com o argumento, pois isso acaba provocando um efeito de enfraquecimento do seu argumento. EVITE AO MÁXIMO TERMINAR PARÁGRAFOS COM ORAÇÕES REDUZIDAS DE GERUNDIO.
2) Argumento de causa e efeito
Exemplo: “Porque trouxe avanços na educação, politica e economia, o progresso é muito importante para a humanidade”. Para transformar a frase em causa e efeito, basta utilizar uma conjunção antes do verbo (criando uma conjunção causal).
*Argumentar bem é a arte de usar bem as conjunções. Não escreva “sendo