Experiencia Redes DNS
Componentes:
Nome: Felipe Dias RA: 201005907
Nome: Marcus Lima RA: 201113429
Nome: Reno Costa RA: 201110263
Quinta-feira, 19 de março de 2014.
Introdução Teórica sobre o assunto experiência:
DNS – Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios) funciona como um sistema de tradução de endereços IP (O endereço IP, de forma genérica, é uma identificação de um dispositivo) para os nomes de domínios.
É graças ao DNS que você pode digitar qualquer endereço (exemplo: www.facebook.com.br) na barra de endereços do navegador para acessar qualquer site e não um monte de número e pontos.
Existem duas formas de acessar uma página da internet: pelo nome ou pelo IP dos servidores. Para que você não precise digitar o IP inteiro, o DNS faz o trabalho árduo de traduzir as palavras.
Quem gerencia esse serviço para que funcione corretamente é o ICANN, uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet. Como o DNS é o responsável por essa tradução, ele deve ser configurado corretamente, ou seja, para evitar atrasos e principalmente a impossibilidade de resolução de nomes.
Devido o tamanho da internet ser imenso, é inviável, por exemplo, apenas um DNS, já que se esse servidor parasse, o serviço de internet tornaria indisponível no mundo inteiro.
Cada domínio é formado por ponto. O nome a direita é chamado de domínio do topo. Exemplos.com, .org, .net, .edu, .inf e .gov.
A estrutura de domínio DNS também é representada conforme abaixo:
Para obter um novo domínio, em geral, é necessário consultar no domínio superior se o nome esta disponível. Por exemplo, quando o domínio usjt.br foi criado uma consulta foi feita no domínio .br para verificar se o nome usjt já não estava sendo utilizado.
Servidores de Nomes:
Também conhecido como servidor DNS, é o serviço que armazena e gerencia as informações sobre