Argumentação
Um argumento contra o fisicalismo: o mundo zumbi
Respostas:
O argumento é válido? É convincente? Não é válido nem ao menos convincente. É mais um argumento modal contra o fisicalismo, pois se um zumbi age de forma idêntica a um ser humano, então ele mesmo acha que é um ser humano. Sendo assim, toda e qualquer pessoa pode ser um zumbi e não saber. Até mesmo Chalmers que alega ter um “algo especial” chamado consciência. Se um zumbi alega ter consciência e der provas que tem, essas provas seriam idênticas às dadas por uma pessoa real, então como diferenciar pessoas com consciência de zumbis sem consciência.
Seria o argumento de Chalmers um bom argumento contra o dualismo epifenomenalista? Não, porque mesmo se tratando de uma hipótese é inviável do ponto de vista lógico: Não teríamos como saber quem é e quem não é um zumbi, por isso não teria como averiguar se o alegado tem consciência existe, e se existe se faz diferença para a constituição de um ser humano.
O que diria um funcionalista sobre o argumento dos zumbis? O principal critico do o mundo zumbi é Daniel Dennet para ele a única maneira seria de se tratar a mente é através do materialismo. O dualismo de substâncias ou de propriedades já teria sido descartado pelos avanços da neurociência e na inteligência artificial. Além de isso estudar a mente seria então estudar o funcionamento do cérebro. A mente é o que o cérebro faz. Segundo Dennet, o estudo do cérebro nos mostra que não há nele um controle geral ou um lugar para onde tudo converge.