Argumentaçao teórica
MESTRE JÚLIO SARMENTO DISCIPLIA: FILOSOFIA PROFESSOR: MARCELO GARCIA SÉRIE:________ TURMA:_________ N
O
: ______
NOTA:________
PROJETO: FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, CONSTRUINDO NOVO SABERES PRO
DUÇÃO DE TEXTO:
TRATANDO DE SABER
FRANCISCO MARCELO PEREIR
A
GARCIA
SOUSA
-
PB 2012 TRATANDO DE SABER
Existem várias formas de tomarmos conhecimento das vertentes que norteiam a nossa vida, há saberes filosóficos acumulados e preservados que dos tais podemos ser conhecedores. Ao falar de saber, contamos com uma série de obras filosóficas de autores com alto nível de intelectualidade, “Ética a Nicômaco” de Aristóteles representa bem essa categoria. A obra abrange temas como: fins das ações humanas; felicidade; virtude; coragem; justiça; injustiça e amizade.
Desde os tempos mais primitivos o ser humano sempre agiu visando algo, expressando claramente a natureza das ações humanas, o que se quer ressaltar é que o homem não quer se estabelecer somente no hoje, antes esperando no fruto de seu desempenho, de certa forma visa penetrar a condição prévia de seu futuro. Visto que a sociedade se movimenta em torno de meios que favoreçam sua estabilidade no mundo, a ideologia de estabilidade social se estende desde o ambiente familiar, prevalece na escola e penetra na mente dos que a tem como meta. Qual seria então o fim capaz de atrair as massas sociais a buscarem assiduamente essa permanência de estado?Para Aristóteles: “[...] evidentemente tal fim deve ser o bem, ou melhor, o sumo do bem.” (p.17, 2009). Se o fim é o sumo do bem, esse bem traz consigo a qualidade que se expandirá pela vida do homem, e obviamente ele será possuidor de felicidade.
Para alcançar seus objetivos o homem é capaz de agir surpreendentemente, deixando ser subordinado (fisicamente e moralmente até). Muitos dizem viver em busca da felicidade, mas qual ou quais