Jordan
. Existe um certo consenso na definição das três primeiras gerações, mas os historiadores e autores de informática não chegaram a um acordo quanto às datas. A classificação por gerações não é tão relevante quanto aos acontecimentos que marcaram os avanços da tecnologia.
1ª GERAÇÃO (1940 - 1952): Os primeiros computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas. Elas eram grandes, caras, lentas queimavam com grande facilidade e quebravam após muitas horas de uso. O computador tinha apenas uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa. Isto caracterizou a Primeira Geração de Computadores. Estas válvulas eram ligadas por quilômetros de fios ligados manualmente. Isto explica as enormes dimensões físicas dos computadores. Durante a 1ª Geração a programação era feita diretamente em linguagem de máquina (Tinham dispositivos de Entrada/Saída primitivos ) que além de difícil era demorado. As operações de cálculos eram realizadas em milissegundos. Realizando 39.000 adições/segundos. Era constituída por todos os computadores construídos a base de válvulas a vácuo, e que eram aplicados em campos científicos e militares. A única forma de armazenar dados era através de cartões perfurados.,. Não é difícil imaginar a confiabilidade, a quantidade de energia consumida e o calor produzido por 20.000 válvulas de um computador de primeira geração!
2ª GERAÇÃO (1952 - 1964): Nos equipamentos de Segunda geração, a válvula foi substituída pelo transistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965. O transistor foi desenvolvido em 1947 no Bell Laboratories e por William Shockley, J. Bardeen e W. Brattain. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisavam de tempo para aquecimento, consumiam menos energia, era mais rápido e mais confiável. Houve uma enorme diminuição em cabos e fios, tendo em vista que cada transistor substituía dezenas