Argilas Silicatadas
São silicatos de alumínio no estado cristalino pertencentes ao grupo dos filossilicatos e constituem partículas de diâmetro <0,002 mm.
Esse sedimento pode ser formado por apenas um mineral argiloso, mas o mais comum é ser formado por uma mistura deles, com predomínio de um. Todos, porém, são filossilicatos - ou seja, silicatos que formam lâminas -, de baixa dureza, densidade também relativamente baixa e boa clivagem em uma direção. Rochas argilosas como folhelho e siltito são também incluídas nesse conceito no comércio desses materiais. Estrutura dos silicatos:
Os silicatos possuem uma estrutura cuja geometria é dominada pelo arranjo tridimensional dos átomos de silício e oxigénio. Esta disposição segue regras bem definidas determinadas pela natureza química e pela geometria dos próprios átomos.
Filossilicatos:
Formam uma estrutura tridimensional mais complexa porque são partilhados os 3 oxigénios basais de cada tetraedro, originando estruturas planares – camadas tetraédricas, isto é, estruturas que crescem segundo 2 direcções – estruturas planas.
2. Argilas Silicatadas:
Dentro da fração argila (partículas menores que 2 µm), as argilas silicatadas são os constituintes mais comuns em solos de regiões temperadas, ainda não sujeitos a um estágio avançado de intemperismo. As argilas silicadas são constituídas de duas unidades estruturais básicas. Uma é o tetraedro de sílica, formado por ligações de um átomo de Si a 4 átomos de oxigênio. A outra unidade é constituída pelo octaedro, formado por um átomo de Al e seis átomos de oxigênio.
2.1.Caulinita:
É o principal constituinte mineral da fração argila dos solos brasileiros e de clima tropical úmido, podendo ocorrer em outros climas também. A alta ocorrência. São argilas mais pobres em sílica que as vermiculitas e esmectitas, com uma capa tetraédrica unida a uma octaédrica.
A capacidade de troca catiônica é baixa, o que permite explicar a baixa fertilidade dos solos. A carga negativa nesta argila