Bacharel
CURSO BACHAREL EM AGRONOMIA
JANAINA GOULART FURTADO
JANSEN FERRARI
KASSIO CHIABAI GIUBERTI
COLOIDES DO SOLO.
COLATINA
2012 JANAINA GOULART FURTADO JANSEN FERRARI
KASSIO CHIABAI GIUBERTI
COLOIDES DO SOLO.
Trabalho de Física do Solo, apresentado à coordenadoria de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Ciência, Educação e tecnologia do Espírito Santo como requisito parcial para obtenção de nota na referida disciplina.
Orientador: Marco Antônio Carvalho
COLATINA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Vieira (1975), o solo é uma porção resultante da ação conjunta dos agentes intemperísticos, sobre restos minerais depositados e enriquecidos de detritos orgânicos, onde por processos naturais ocorre a acumulação e evolução dos sedimentos minerais, dento início na degradação ou desgaste das rochas.
Os solos são sistemas trifásicos com o predomínio da fase sólida. Esta se constitui de materiais minerais derivados das rochas ou sedimentos associados a compostos orgânicos derivados da decomposição dos organismos vivos que nele habitam
A fase líquida é formada pela água proveniente da atmosfera ou corpos d’água e lençol freático em equilíbrio dinâmico com a matriz mineral e os seres vivos. Esta água contém íons dissolvidos, formando a solução do solo, e pode também carrear compostos orgânicos solúveis e materiais coloidais em suspensão.
A fase gasosa é composta pela atmosfera do solo, resultante do equilíbrio dinâmico entre a atmosfera e os gases presentes no espaço poroso. A fase gasosa tem sua composição alterada em relação à composição atmosférica pelos gases produzidos pela atividade biológica e reações químicas do solo. A estrutura e a porosidade do solo, assim como a presença de água, afetam