Relação solo
Fases do Solo
Composição volumétrica: 50% espaços porosos (25% Ar e 25% Água) e 45-48% de sólidos Minerais r 2-5% Matéria Orgânica, (50% sólida, 25% líquida e 25% gasosa).
A fase sólida é constituída por agregados. Os agregados são formados de partículas cimentadas entre si por matéria orgânica, óxidos e hidróxidos Fe e Al, sílica, etc...
Classificação internacional: Argila – Silte –Areia M.Fina – Areia Fina – Areia Méd.– Areia Grossa – Areia M.Grossa – Cascalho (< - 0,002 – 0,02 – 0,05 – 0,2 – 0,5 – 1 – 2 - >)
Sistema coloidal
Pode ser considerado como sistema disperso, a fase sólida estando em constante subdivisão.
a) Grande superfície especifica: refere-se à área pela unidade de peso do material considerado (m²g-¹), pode haver grandes variações dependendo do tipo de solo (textura, tipos de minerais de argila e teor de matéria orgânica); quando menor a fração de argila maior será a superfície especifica do solo.
b) Cargas elétricas: no sistema coloidal existe a presença de cargas elétrica. As argilas de modo geral apresentam uma quantidade de cargas eletronegativas. Quanto maior o grau de intemperismo maior a quantidades de cargas positivas, não é muito comum. Dessa forma ocorre a adsorção de íons de cargas elétricas oposta, desempenhando um papel importante no crescim/o e desen. das plantas.
c) Cinética: As partículas em meios líquidos apresentam movimentos e é caracterizado por movimento zigue-zague por causa da energia cinética.
Mineração da Fração de Argila
Argilas Silicatadas: são mais comuns em solos de regiões temperadas, ainda não sujeitas a um estádio avançado de intemperismo.
Tetraedro de Sílica: formado por um átomo de Si a quatro átomos de Oxigênio (podem ligar entre si formando uma camada continua – filossilicatos.
Octaedro de Alumina: formado por Al e seis átomos de Oxigênio ( pode ligar entre si formando estrutura semelhante a anterior.
Os cristais de argila são