Argila Gorda E Magra
Na composição da massa, fornecem plasticidade, trabalhabilidade, resistência mecânica e refratariedade. Quando maior a plasticidade melhor a trabalhabilidade para conformação de produtos cerâmicos por extrusão. Por outro lado argila muito plásticas apresentam dificuldade na secagem podendo ocorrer trincas de secagem.
As argilas são classificadas em gordas e magras, conforme a maior ou menor quantidade de colóides. Por essa razão, as argilas gordas são muito plásticas e, devido à alumina, deformam-se muito mais no cozimento. As argilas muito gordas têm muita matéria orgânica em sua composição (restos de plantas e animais). E essa matéria orgânica, quando queimada, produz gases que vão gerar bolhas dentro da peça. Argila gorda é aquela que é muito pura, fácil de ser moldada e muito plástica.
Já as argilas magras, devido ao excesso de sílica, são mais porosas e frágeis. A argila magra é o contrário, mais difícil de ser trabalhada
PROPRIEDADES IMPORTANTES
PLASTICIDADE
É a propriedade do corpo que, submetido a força determinada, se deforma e conserva indefinidamente a deformação quando se anula a força. A plasticidade nas argilas varia com a quantidade de água. A argila seca tem plasticidade nula; molhando-a, ela vai ganhando plasticidade até um máximo; com mais água, as lâminas se separam, a argila perde a plasticidade e se torna um líquido viscoso.
As argilas puras dão, em geral, pastas plásticas. Àquelas de qualidade inferior devem ter adições de substâncias que melhorem a plasticidade. Estas substâncias podem ser inorgânicas ou orgânicas, como, por exemplo: carbonato e hidróxido de sódio, silicatos, oxalatos e tartaratos sódicos, tanino, húmus, ácido oléico, etc. Inclusões de ar diminuem a plasticidade; melhora-se, pois, a argila sob este ponto de vista