argentina
Localização: O território argentino está totalmente localizado nos hemisférios sul e ocidental, constituindo a porção mais austral da América do Sul.
Sua localização é estratégica em relação a territórios marítimos entre o Atlântico Sul e o Pacífico Sul (Estreito de Magalhães, Canal de Beagle, Passagem Drake).
Sua superfície total legal é de 3.745.247 Km², dos quais 2.780.400 Km² correspondem ao continente americano e 964.847 Km² ao continente antártico. No entanto, fontes argentinas oficiais e extraoficiais continuam considerando como territórios as Malvinas e ilhas adjacentes, elevando a superfície total para 3.761.274 Km².
A Argentina é o sétimo maior país do mundo e o quarto maior da América (depois de Canadá, Estados Unidos e Brasil).
Principais recursos naturais: é rica em recursos minerais, que permanecem em grande parte inexplorados por falta de uma relação adequada entre as riquezas naturais e os meios dedicados a seu aproveitamento.
O noroeste é a região em que se acham os centros de mineração mais importantes. Ali se extraem chumbo, estanho, zinco, ouro, prata, cobre, ferro, bismuto, tungstênio, volfrânio, manganês, amianto, além de gesso e sal. Entre os minerais não-metálicos, sabe-se de valiosos depósitos de cobalto, enxofre, tântalo e urânio. Há também importantes concentrações de ferro em Río Negro e outros pontos da Patagônia.
Formas de governo: Forma de governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 23 províncias subdivididas em municipalidades e o Distrito Federal de Buenos Aires.
Principais partidos: Justicialista (PJ, também conhecido como Peronista), União Cívica Radical (UCR), Frente do País Solidário (Frepaso).
Legislativo: bicameral - Senado, com 72 membros; Câmara dos Deputados, com 257, eleitos por voto direto para mandatos de 6 e 4 anos, respectivamente.
Constituição em vigor: 1994.
Turismo: O turismo na Argentina tem como principais características a cultura na capital do país e a natureza no