Argentina
Construído nos anos 30 para comemorar o terceiro centenário da independência do país, converteu-se no emblema nacional.
Foi revestido de vermelho para o Dia Mundial da Sida, e é o lugar de reunião dos "porteños" para manifestar ao seu governo a sua opinião sobre a política nacional.
O Cabildo de Buenos Aires é um bonito edifício colonial que passa muitas vezes desapercebido ao visitar a Plaza de Mayo. É um edifício que parece uma igreja, mas foi o edifício desde onde se administrava o país durante a colonização espanhola até o ano 1822. Todas as decisões políticas, económicas e judiciais se tomavam aqui. O Cabildo foi construído no início do século XVII, uma vez que a Argentina não tinha nenhum edifício para administrar os seus territórios. Foi remodelado, e teve várias utilizações, até foi uma prisão durante algum tempo. Em 1880, construiu-se uma torre com cúpula, que foi demolida pouco tempo depois. O edifício actual é mais pequeno que o original, visto que se mandou demolir parte da fachada, mas graças aos esforços de sociedades históricas, não se demoliu totalmente. No seu interior, há um pequeno museu sobre a história do Cabildo e da revolução de Maio.
Localizada em frente à moderna Igreja Catedral San Juan Bautista, esta praça foi testemunha é é forte e fiel testemunha da história desta cidade tão castigada por terremotos e da força, coragem e sacrifício dos seus habitantes para torná-lo o que é hoje, um belo passeio na parte mais central da cidade, o traçado é original de 1904, com faixas de pedestres em diagonal e aqui está o km zero da província. Profusamente povoada de palmeiras antigas, cedros, bananas, carvalho e uma vegetação muito bem conservada e circulando pelas suas rotas podemos encontrar estátuas de duas personalidades argentinas que foram o Frei Justo Santa María de Oro localizado de 1897 e Domingo Faustino Sarmiento, de