Argas miniatus
Medicina Veterinária
Disciplina: Parasitologia Geral
Argas miniatus
Leme
Abril - 2013
Ciclo biológico
O Argas miniatus passa por 4 fases até chegar a sua fase adulta: ovo, larva, protoninfa, deutoninfa e adulto no ciclo evolutivo.
Quando a fêmea realiza a alimentação, aumenta de peso e torna-se globosa e, o macho aumenta muito pouco o seu tamanho. A cópula é feita fora do hospedeiro.
Depois da cópula a fêmea do Argas miniatus realiza várias posturas, durante 8 a 10 dias e, cada uma procedida de uma sucção de sangue.
A cada postura, a quantidade de ovos varia entre 120 a 200 ovos. Os ovos têm a coloração castanha, ficam aglomerados e são meio esféricos.
O tempo de incubação dos ovos até a eclosão são de 12 a 15 dias, em uma temperatura de 25ºC em média. Depois desse tempo, eclodem as larvas. Medindo 0,7 mm de comprimento e com 3 pares de patas.
Na sua fase larvária, ela sobe no hospedeiro por 4 dias para se alimentar. Depois desse tempo, ela desce e procura um esconderijo, onde irá trocar de pele e virar a protoninfa, que ocorre entre 6 a 8 dias para completar a transformação. A protoninfa espera alguns dias até que seu revestimento de quitina esteja endurecido, e procura uma ave para se alimentar. Depois de alimentada, a protoninfa desce do hospedeiro e espera mais 10 a 12 dias para passar por uma ecdise e se transformar na deutoninfa.
Depois de alguns dias, ela troca de pele novamente e se transforma na sua fase adulta.
Hospedeiros
O hospedeiro preferido do Argas miniatus é as galinhas, mas ele também pode parasitar pombos, patos, perus e alguns pássaros. Ele não parasita os mamíferos e os humanos.
Muitos deles ficam nos galinheiros, principalmente se oferecer uma condição de desenvolvimento melhor, como poleiros feitos de bambu.
Esta espécie tem hábitos noturnos, e saem de seus ninhos para se alimentar nas aves, e depois de satisfeitos, eles voltam paras seus esconderijos.
Comportamento e