Argas miniatus
Objetivo
Observar, identificar e estudar o ectoparasita Argas miniatus. A partir destes estudos e observações, poderemos analisar com detalhes, os maiores problemas que acometem as aves, baixando sua produtividade e seu grau de bem-estar.
Introdução A família Argasidae é mais abundante nas regiões áridas que apresentam longas estações secas. A maioria das espécies está associada às aves. Em geral, os habitats dos argasídeos estão intimamente associados àqueles relacionados ao homem e animais domésticos: pocilgas, galinheiros, pombais, ou cabanas rústicas, Os argasídeos que vivem em um habitat relativamente estável, podem alimentar-se no mesmo animal várias vezes ou em vários animais (da mesma espécie ou não) durante seu ciclo de vida e se reproduzem continuamente ao longo do ano.
Morfologia
Apresenta coloração castanho-claro, de corpo ovalado, estreito na parte frontal, e com a região ventro dorsal separadas. Apresentam regiões quadrangulares que margeiam o corpo. O tecido é pregueado e com a presença de pêlos curtos. O macho e a fêmea tem morfologias bem parecidas, mas diferenciados pela forma do orifício genital, mediana e puntiforme nos machos e nas fêmeas tem formato de fenda e encontra-se entre as duas coxas e do segundo par de patas.
Dimensão
Macho - de 4 a 5 mm de comprimento e 2 a 3 mm de largura Fêmea - de 7 a 10 mm de comprimento e 5 a 6 mm de largura
Biologia
Hospedeiro: Aves (galinha, pombo, perus)
Localização: Tegumento
Ciclo evolutivo Os adultos, durante o dia, se escondem em pequenos espaços, nos ninhos e sobre objetos encontrados nos locais destinados a criação de galinhas. A reprodução sexuada é feita fora do hospedeiro. A noite, saem a procura das aves, para fazer seu repasto que dura em média 30 minutos. Após se alimentarem, as fêmeas começam a oviposição,