Areá afetada
Ruas que Possuem uma grande circulação de pessoas, comércio popular e algumas construções com grande valor histórico e cultural. Como o Jardim São João é uma área no Centro de Niterói formado por duas praças, sendo originalmente projetada em 1819, como parte do plano de arruamento da Villa Real da Praia Grande, para ser o rossio da cidade (grande área livre com uma igreja), para abrigar a igreja matriz e a câmara municipal. É delimitado pelas ruas São João, São Pedro, entre outras.
Vimos que é preciso sim mexer nessas ruas, mas sem alterar a beleza cultural que se localiza nesta área. Ao reestruturar as ruas iremos afetar a parte econômica, emocional e estética do local. Economicamente afetara as lojas que ali se encontram e que não são tão visadas por questão do comercio que ali este alocado, com base na opinião dos lojistas que possuem seu comercio legal nesta localidade, trará mais vendas e organização para o local, emocionalmente afetaremos as família que ali residem, e que muitas delas são proprietárias deste comercio irregular que ali se encontra e que dependem dessa renda para sobreviver.
Esteticamente traremos à beleza a essas ruas, assim trazendo melhor visualização da igreja e outras construções da época. Com a restauração dessa localidade, construindo um local mais seguro e confortável para as famílias e comerciantes que residem ali.
O presente artigo analisa a definição das áreas influenciadas na qual iremos restaurar, para chegarmos a este estudo, foram utilizados dois de nossos trabalhos acadêmicos, onde abordamos nossas ideias iniciais e nossa proposta final definida, sem deixar de citar nossa visita ao local.
Buscamos informação com a sociedade local sobre a área afetada (pois é preciso compreender a importância da determinada área para a sociedade). Vimos que a área tem um forte indício de funcionalidade, apesar de não ser organizada, e de não ter base normativa, trazendo poluição para as ruas em seu entorno.