Aresur
Autores:
Ribeiro, Edilson . Filosofo, Mestre em Educação, Estudante de Direito e Educador no Colégio Medianeira.
COLOMENO, Leonora. Graduação em Química, Mestre em Educação, professora do Ensino Médio;
Curitiba, setembro de 2012.
Faxinais conquistam desenvolvimento sustentável, qualidade de vida através da ARESUR, (Área especial de uso regulamentado) no Paraná.
O governo do Paraná cria em 1997 através do decreto 3466/97, reconhecendo a importância das comunidades faxinalenses para a manutenção dos recursos naturais. A ARESUR (Áreas especiais de uso regulamentado) é uma espécie unidade de conservação de uso sustentável, própria do Paraná, que tem como objetivo proteger e desenvolver essas comunidades, passando o município a receber ICMS ecológico, para investir no desenvolvimento sustentável dessas comunidades. O processo de criação de ARESUR encontrava parado dentro do IAP, órgão responsável pela gestão das ARESUR, novas áreas não eram criadas à 10 anos, após varias pressões e reuniões realizadas pelo movimento faxinalense, denominado Articulação Puxirão dos Povos faxinalenses-AP, conseguiram com apoio da Equipe e do projeto PDA 312-MA, avançar as discussões s e atualmente no ultimo dia 19 de outubro de 2009, saiu a resolução do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) da criação de duas novas áreas de comunidades tradicionais de faxinais que passaram a ARESUR.
As comunidades faxinalenses vêm à possibilidade da criação de ARESUR como uma forma de defesa dos seus territórios, proteção dos recursos naturais necessários para a manutenção do modo de vida faxinalense. É o que defendem o Sr. José, sua filha Andrea e Sr Amantino da Comunidade do Espigão das Antas que estiveram no em agosto de 2012 no Colégio Medianeira sendo interlocutores o professor Edilson Ribeiro na segunda série do Ensino