Area de figuras
Quadrado: [pic](l=lado); Retângulo: [pic](a, b = comprimentos dos lados);
Losango: [pic](D = diagonal maior; d = diagonal menor)Trapézio: [pic](B = base maior; b = base menor; h = altura) Note-se que esta fórmula pode ser apresentada como [pic], em que M é a mediana do trapézio, ou seja, [pic].Círculo: [pic](r = raio do círculo)
Em um polígono regular: [pic](P = perímetro; a = comprimento do apótema)
A área de um triângulo obtém-se calculando a metade do produto da medida da sua altura pela medida da sua base. Assim, a área do triângulo pode ser calculada pela fórmula: [pic].sendo h a altura do triângulo e b a medida da base. Outra maneira de calcular sua área é através do Teorema de Heron, também conhecido como fórmula do semi-perímetro. Esta fórmula é [pic]onde [pic](o semi-perímetro).
Se o triângulo for equilátero de lado l, sua área A pode ser obtida calculando: [pic]. Pode-se ainda calcular sua área em função de sua altura (h) : [pic] Outra forma de calcular a área é [pic], onde a e b são dois lados quaisquer do triângulo e α é o ângulo entre eles.
Para um polígono regular de n lados, e medida de lado l:
Ângulos Internos (Ai)
Ângulos formados entre dois lados consecutivos[pic]ou[pic](em radianos)
Soma dos Ângulos Internos (Si)
Como [pic], então: [pic] ou [pic](em radianos)
Ângulos Externos (Ae)
São os suplementos dos ângulos internos. [pic] ou [pic](em radianos)
A soma dos ângulos externos em qualquer polígono regular é sempre 360º.
Raio (r)
Distância do vértice do polígono até o seu centro. Também é o raio de uma circunferência cincunscrita ao polígono.
[pic] ou [pic]
[editar] Apótema (a)
Distância perpendicular de um dos lados do polígono até o seu centro. Também é o raio de uma circunferência inscrita no polígono.[pic]ou [pic]ou[pic] ou[pic] ou [pic]
Altura (h)
Em um polígono com número par de lados, é a distância perpendicular entre 2 lados opostos. Já em um polígono com número ímpar de lados, é a