Adiministração
Atualizado de acordo com a lei 11.638/97 e 11.941/09
MATERIAL DE APOIO
(Este material de apoio ao estudante não substitui e não dispensa a leitura dos livros como bibliografia básica o curso)
A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Costuma-se dizer que a Contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem. Se abrirmos a Bíblia no seu Livro, Gênesis, entre outras passagens que sugerem a Contabilidade, observou uma “competição” no crescimento da riqueza (rebanho de ovelhas) entre Jacó e seu sogro Labão (+- 4.000 a.C.). Se a riqueza de Jacó crescia mais do que a de Labão, para se conhecer este fato era necessário um controle quantitativo, por mais rudimentar que fosse. Também são conhecidos cuneiformes em cerâmicas que relatavam as transações entre egípcios e babilônicos, destacando-se pagamentos de salários e impostos (3.000 a.C.).
A Contabilidade entretanto vai atingir a sua maturidade entre o século XII e XVI DC. ( comercio com Índias, burguesia, renascimento, mercantilismo, etc), consolidando-se com o trabalho elaborado pelo Frei Luca Paciolo, que publicou na Itália , em 1.494, uma obra que abordava aspectos de cálculos comerciais e questões contábeis especialmente quanto ao registro das transações em livros contábeis por meio de partidas dobradas ( um débito é igual a um crédito em valor) Assim nasceu a escola Italiana de Contabilidade, que dominou o cenário mundial até o início deste século.
No entanto, sua evolução deu-se com o surgimento Revolução Industrial, pois havia a necessidade de avaliar os produtos elaborados e não mais adquiridos prontos, além da grande demanda por Capital. Isto fez com que a contabilidade passasse por um processo evolutivo, pois havia a necessidade de apurar os custos dos produtos elaborados, além de fornecer informações de caráter gerencial, com a finalidade de